Universidade Ceuma e Colégio Upaon-Açu iniciam projeto pioneiro no MA

(Imagem: site Ceuma).

A Universidade Ceuma e o Colégio Upaon-Açu firmaram uma importante parceria para implantação de um projeto pioneiro no Maranhão. Juntas, universidade e escola, vão oferecer, através de uma experiência inovadora aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, levando a adolescentes em fase de transição da vida escolar para vida acadêmica, uma amostra da realidade do ensino superior.

Na prática, os alunos do Upaon-Açu, conhecerão a sofisticada estrutura da Universidade Ceuma e vivenciarão, por meio de aulas práticas ministradas pelo corpo docente da universidade, em laboratórios de ponta, um pouco do que é vivenciado na academia e o que se espera no mercado de trabalho.  O projeto, que acontecerá nos meses de abril a outubro, está dividido em 4 etapas, chamadas de Itinerários Formativos, em que os alunos conhecerão os mais 30  cursos oferecidos pela IES. Os Itinerários agrupam, por área de conhecimento, os cursos correlacionados, como gestão, saúde, ciências exatas e ciências humanas e sociais.


(Imagem: site Ceuma)

A parceria surgiu em resposta ao que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases para o Novo Ensino Médio que amplia a carga horária desse nível de ensino de 2.400 para 3.000 horas. De acordo com a lei, 40% dessa carga horária deve ser cumprida contemplando os itinerários formativos. Assim, a Escola Upaon-Açu uniu-se à universidade para viabilizar a aproximação dos estudantes com o futuro profissional.


(Imagem: site Ceuma)

Os alunos terão acesso a infraestrutura e as tecnologias que a universidade dispõe e sairão na frente, já que os desafios profissionais serão vislumbrados com antecedência. Para a Pró-Reitora de Graduação, Fabiana Lobato, “a parceria busca estreitar o relacionamento entre a escola e universidade, visando ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e amplia responsabilidades. Pretende, também, abrir espaço para que os alunos e alunas conheçam o futuro da sua carreira profissional, com o auxílio dos universitários. Esperamos, com isso, contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade”, ressaltou.

Fonte: Ceuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!