Após uma temporada constrangedora que culminou com o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro e em que o Sampaio Corrêa nem passou da primeira fase no Estadual, a diretoria tricolor apostou no retorno do técnico Flávio Araújo para colocar a equipe de volta nos eixos.
Com um elenco mais modesto que os anos anteriores, o Tricolor acredita que pode voltar a vencer o Campeonato Maranhense e retomar a hegemonia do estado.
Pré-temporada
Para evitar surpresas, o Tricolor iniciou a sua preparação no começo do mês de dezembro, esperando chegar no início da temporada em uma boa condição física e tática. O treinador Flávio Araújo aproveitou para fazer testes com formações, principalmente com três zagueiros.
No único amistoso realizado, o Sampaio goleou o Santa Quitéria por 6 a 1 com um hat-trick do centroavante Maxuell Samurai no Estádio Castelão.
Campanha de 2018
O Sampaio terminou o Campeonato Maranhense de 2018 na pior colocação desde 2007 quando ficou também na 5ª posição. O Tricolor conseguiu apenas 10 pontos nos sete jogos disputados na primeira fase.
Foram três vitórias, um empate e três derrotas. As vitórias do Tricolor foram contra os últimos colocados Bacabal e Santa Quitéria e na derradeira rodada contra um já classificado São José.