O presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, participou do ‘Diálogo com Estados e Municípios’, representando o Maranhão junto às demais unidades da Federação (Foto: Josias Furtado).
O Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), participou nesta quinta-feira (28), da 4ª edição do Diálogo com Estados e Municípios, organizado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Governo Federal.
O encontro, que aconteceu de forma online, visou reunir secretários, gestores e servidores que trabalham com temas relacionados às Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões em todo o país, para troca de experiências e diálogo sobre os desafios encontrados e soluções inovadoras que assegurem avanços no setor.
A programação contou com a participação do município de São Paulo, que compartilhou os resultados da ação: PPP Novos CEUs – Construção e Conservação de Novos Centros Educacionais Unificados na Cidade de São Paulo, parceria com a iniciativa privada cujo fim é a implantação de unidades educacionais em áreas de grande demanda.
Já o chefe do Departamento da Área de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Leonardo Pereira, falou sobre a atuação da instituição nos setores prioritários, como ativos ambientais, saneamento básico, infraestrutura social, logística urbana, valorização do patrimônio imobiliário e demais âmbitos.
O papel das PPPs
De acordo com Leonardo Pereira, atualmente, o BNDES tem em sua carteira, 112 projetos, sendo 27,8% estaduais, totalizando R$ 229,7 bilhões de capital mobilizado e diversificado em várias regiões do país. Todo esse investimento, em parceria com as gestões estaduais, gera melhorias na qualidade de vida da população.
A parceria entre os entes públicos e privados auxilia na estratégia de contratualização e que podem agregar valor quando bem conduzida, ajudando na qualificação e ampliação da prestação dos serviços.
“A PPP é uma ferramenta que ajuda a resolver muitos problemas dentro de uma gestão, porém, ela precisa ser entendida como uma iniciativa dentro de um conjunto de ações a serem executadas. Neste processo, os agentes inseridos precisam ter o máximo de conhecimento possível e tudo precisa acontecer de forma transparente. A transparência das informações é o que dará maior segurança aos investidores”, afirmou o chefe do Departamento da Área de Estruturação do BNDES, Leonardo Pereira.
As PPPs no Maranhão
No Maranhão, a Mapa atua como uma empresa de economia mista, cujo escopo de trabalho permite a atividade junto às PPPs, a fim de atender às demandas do Estado e proporcionar soluções inteligentes para os desafios apresentados, que gerem benefícios ao ente mais importante que é a população maranhense.
Para o presidente Cassiano Pereira Junior, participar destes encontros representando o Maranhão junto às demais unidades da Federação, auxilia o entendimento do cenário atual no país e traz, a partir da experiência dos outros estados, recursos e artifícios para que os desafios encontrados no Maranhão sejam elucidados.
“O direcionamento do governador Carlos Brandão é que o Estado está pronto para avançar nas parcerias e projetos, onde já temos vários em curso sobre conectividade, infraestrutura, entre outras áreas. O que é mais importante em participar de encontros como este é a troca de experiências, de ver como os outros estados estão fazendo as modelagens de PPPs. A partir disso, nós conseguimos trazer para a nossa realidade, essa interação e conhecimento do que está acontecendo de melhor no país”, destacou o presidente da Mapa.