A primeira turma do curso de Produção Cinematográfica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lança nesta sexta-feira (1º), às 19h30, o curta-metragem “Preamar”, no Cine Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
Com a direção de Thiago Melo e Felipe Sagach, o curta conta a história de Ricardo e Cristina, que após sete anos de casados, passam por alguns problemas em sua relação. Em um dia de feriado, o casal decide ir à praia com a sua filha Beatriz. Por um deslize dos pais, Beatriz desaparece, e o clima de tensão e suspense em uma praia lotada aumenta entre Ricardo e Cristina que desesperadamente tentam por fim àquela situação.
“Preamar” tem como objetivo discutir um problema recorrente em muitas famílias, o desaparecimento de uma criança. Há muitos fatores contribuintes para estes incidentes como, por exemplo, a responsabilidade nos cuidados e zelo pelas crianças e a deficiência da segurança pública. O curta discute-se ainda a sociedade distraída que nos tornamos quando estamos utilizando aparelhos eletrônicos, em especial o celular e nos excluímos do mundo em nossa volta, e também sobre a fragilidade das relações conjugais.
A produção maranhense tem inúmeras referências visuais. A intenção é utilizar filmes reconhecidos pela critica cinematográfica como tema de cenas de “Preamar”. As principais inspirações para o curta-metragem são os filmes “Plano de Voo” (Dir. Robert Schwentke), “A Busca” (Dir. Luciano Moura), “Tubarão” (Dir. Steven Spielberg) e “Praia do Futuro” (Dir. Karim Ainouz).
O curta-metragem “Preamar” é uma produção totalmente institucional, por isso, conta com a equipe técnica dos alunos do curso de Produção Cinematográfica – IFMA. No elenco estão os atores Giovana Testi, Idiandra Nunes, Thallison Moreira, André Bakka, Fatima di Franco, Lara Amorim, Lethicia Carvalho, Ricardo Teles, Ricardo Torres, Sara Moreira, Tef Maria, VINAA, Willame Silva.