Arthur Moledo do Val, dono do canal do Youtube “Mamãe Falei”, virou político, ativista integrante do Movimento Brasil Livre e foi eleito deputado estadual por São Paulo pelo DEM, com a segunda maior votação do estado. No seu canal defende ideias majoritariamente liberais para mais de 2 milhões de inscritos na sua rede.
Em um vídeo para o Instagram, Arthur Val “aceita o desafio” de implantar o Escola sem Partido no Maranhão. O vídeo foi gravado e divulgado depois que o governador Flávio Dino editou decreto garantindo Escolas com Liberdade e sem Censura no estado. O decreto faz oposição ao projeto, defendido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, em trâmite na Câmara.
O texto do decreto de Flávio Dino assegura que todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar os próprios pensamentos e opiniões na rede estadual do Maranhão. Arthur Val é militante e apoiador de Bolsonaro e em outras palavras disse que o Maranhão não vai ficar de fora do Escola Sem Partido, e afirma, “nós vamos te dar muito trabalho, brother”.