EDUCAÇÃO

A professora Dra Dayana Dourado de Oliveira Costa, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Ceuma, compartilhou experiências, durante intercâmbio na Universidade da Flórida

A professora-doutora Dayana Dourado de Oliveira Costa, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Ceuma, compartilhou experiências sobre ensino avançado nessa área da saúde

O Debate do Maranhão - 11/05/2024 21h51

Durante intercâmbio de uma semana na Universidade da Flórida, no Estados Unidos. De 8 a 12 de abril, mais de 15 docentes, de sete instituições de ensino superior brasileiras, participaram da Semana Internacional de Enfermagem Clínica (International Gator Nursing Week), que proporcionou aos profissionais uma visão em primeira mão das equipes de atendimento da UF Health Shands e da Archer Family Health Care (Clínica de Atenção Primária).

Equipe formada por docentes brasileiros em atividade prática durante o intercâmbio na Universidade da Flórida

Durante o evento acadêmico, a professora da Universidade Ceuma e os demais colegas brasileiros puderam ter noção sobre como os profissionais de enfermagem se encaixam no quebra-cabeça dos cuidados de saúde e se familiarizaram com o cuidado integral que prestam.

Dispostos a assimilar ao máximo as práticas pedagógicas e as inovações introduzidas pela Faculdade da Flórida, alguns professores participaram da edição deste ano do Nursing Research Summit e do Malasanos Lectureship, apresentando projetos que tentaram resolver desafios complexos que o sistema de saúde enfrenta atualmente.

A professora-doutora Dayana Dourado durante atividade prática em cirugia no Hospital Shands, da Universidade da Flórida

A professora associada e pró-reitora adjunta de Engajamento Comunitário e Assuntos Globais, Jeanne-Marie Stacciarini, PhD, RN, FAAN, descendente de brasileiros, que teve papel fundamental no início da colaboração, destacou que a visita foi mais uma oportunidade para professores e gestores acadêmicos brasileiros levarem percepções da proeminente escola de enfermagem da Flórida para ajudar a transformar a profissão em seu país. “Esses professores são incrivelmente pelo trabalho que está sendo feito aqui para apoiar a formação de enfermeiros no Brasil”, ressaltou Stacciarini. “Tenho muito orgulho de fazer parte desse compromisso com a educação em âmbito global”, complementou.

A pró-reitora adjunta de Engajamento Comunitário e Assuntos Globais da Universidade da Flórida Jeanne-Marie Stacciarini, recebe kit da Universidade Ceuma das mãos da professora-doutora Dayana Dourado

Dentre as diversas atividades que marcaram a programação da International Gator Nursing Week, a professora-doutora destacou, em seu relatório, a exposição de experiências de diversos profissionais enfermeiros sobre suas respectivas áreas de atuação, tais como o programa de Doutorado em Prática de Enfermagem (DNP), Saúde Mental, Atuação do Enfermeiro Psiquiatra no Hospital de Veteranos, Painel de Discussão “O Papel da Nurse Practirioner em Atenção Primária e Saúde da Mulher*, “Educando Nurses Practirioners: Cuidado Inclusivo para Populações LGBTQIA+”, “Atenção Primária para a População de Veteranos de Guerra”, “Empreendedorismo na Enfermagem”, “O Papel do Enfermeiro nas Práticas Avançadas em Pediatria” e “Enfermagem de Práticas Avançadas em Paciente Crítico”.

Dayana Dourado de Oliveira Costa e demais docentes de instituições de ensino brasileiras em uma das atividades da International Gator Nursing Week

Rotina em Clínica Cirúrgica

Outra rica experiência relatada pela docente da Universidade Ceuma foi visitas ao Hospital Shands, da Universidade da Flórida, onde estudantes de Enfermagem e de Medicina, além dos residentes, fazem aulas práticas com pacientes, estágio e internato. “Tivemos a oportunidade de conversar com o enfermeiro responsável pela clínica cirúrgica, que nos mostrou a rotina dos enfermeiros e falou sobre os tipos de pacientes mais comum daquele hospital”, descreveu.

A professora-doutora Dayana Dourado também visitou a Clínica Archer, de atenção básica, que atende famílias da zona rural, por meio da atuação de enfermeiras de Prática Avançada em Saúde da Família. Participou, ainda, de encontro com a presidente da Associação Americana de Nurse Practirioner – Oeganization and Advocacia Work.

A professora-doutora da Universidade Ceuma Dayana Dourado em momento que simboliza o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Estados Unidos

Ao término da programação, a docente da Universidade Ceuma obteve o certificado de participação no produtivo intercâmbio acadêmico, experiência que pretende aplicar em sala de aula e nas demais atividades do curso de Enfermagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *